ensjo.net
le internet plus interessante

O Japão de hoje

Baseado em sua própria experiência e com a ajuda dos amigos, o jornalista norteamericano Ricky Kennedy, morador em Tóquio há vários anos, elaborou uma singular tabela sobre as sensações que essa grande metrópole passa aos estrangeiros que nela residem. O quadro, publicado no Japan Times, fala das impressões do estrangeiro em relação a Tóquio e está dividido em três momentos:

  7 dias 7 meses 7 anos
Metrô Como é possível viajar neles lotados? É possível. Lotados? É?
Trabalho Os japoneses são maníacos pelo trabalho. Até que não se trabalha tanto. Trabalho para o japonês é uma coisa, para o ocidental é outra.
Educação O sistema educacional japonês é soberbo, magnífico. O sistema educacional japonês é uma coisa de louco. O sistema educacional japonês é o que faz do japonês japonês.
Kanji (ideogramas) Kanji é muito interessante. Kanji é uma invenção do diabo. Kanji é kanji.
Humor Japonês não tem senso de humor. Japonês tem senso de humor japonês. Qual é a graça?
Criança As crianças japonesas são encantadoras. Impressionantes monstrinhos em conhecimento. Prego esperando martelo.
Endereços Papéis com endereços escritos são inúteis. Com sorte e muita paciência consegue-se eventualmente chegar ao local desejado. Apenas uma forma de tortura.
Inglês Todos estudam e poucos falam. Eles sabem mais inglês do que se permite saber. Isto não é inglês!
Sobá (macarrão) Sobá é enjoativo. Sobá é interessante. Sobá é enjoativo.
Presentes Os japoneses são generosos. Presenteiam o tempo todo. COMO eu faço para dar presentes o tempo todo?? O segredo é a rotatividade de presentes.
Tremores de terra freqüentes Você sentiu? Isso foi um tremor de terra? Droga! Um tremor de terra justo agora? Me passa a marmelada...

Extraído do Jornal Yōki nº 14

Ensjo.netEtc